Cobertura

X JAPAN WORLD TOUR em Taipei

01/09/2009 2009-09-01 21:11:00 JaME Autor: anna Tradução: Hikari

X JAPAN WORLD TOUR em Taipei

Considerando o tamanho de um estádio, o X JAPAN levou o teto à altura do céu.


© X JAPAN
A noite de verão de 30 de maio estava fresca, perfeita para um show ao ar livre. Os fãs se amontoaram do lado de fora do estádio horas antes do horário marcado para o início da apresentação; muitos usavam cosplays de seus membros favoritos, enquanto as meninas usavam vestidos de noiva. Ao entrarem no estádio, muitos não conseguiam evitar de gritar de animação. Enquanto esperavam, músicas calmas e ocasionais vídeos do X JAPAN os entretinham.

O show começou com todo o estádio se levantando para receber a banda com aplausos, acenando com seus bastões néon e fazendo o sinal do X com os braços. A música de abertura durou algum tempo, mas, finalmente, quando as emoções atingiram seu clímax, um X gigante iluminou o palco e os membros apareceram. TOSHI, usando uma jaqueta branca, foi o primeiro. Ele foi seguido por HEATH, que estava incrível em seu sobretudo vermelho, PATA e SUGIZO, ambos usando cores escuras. A apresentação de hide foi a seguinte, arrancando gritos do público. Então, YOSHIKI teve sua vez sob os holofotes, sentando-se atrás de sua bateria, sem camisa, como sempre.

Fogos de artifício vermelhos explodiram do palco, fazendo todos gritarem de surpresa e excitação, e a banda começou Rusty Nail. Havia três corredores saindo do palco, e os membros andaram por cada um deles para ficarem mais perto dos fãs. A arena aberta fez o X JAPAN parecer ainda maior; todo o som parecia se expandir para fora e aumentar seu poder.

Quando a música terminou, TOSHI gritou, “Nós sentimos sua falta!”. Isso marcou o início de WEEK END. Imagens de hide preencheram os telões presentes no palco, e a luz de fundo dos vídeos combinou perfeitamente com o cenário do show, fazendo a presença de hide parecer ainda mais real. SUGIZO ajudou com os vocais suporte enquanto HEATH tocava seu baixo como se não tivesse envelhecido um dia sequer desde 1999. TOSHI estava em plena forma, gritando no microfone enquanto jogava seus braços ao redor de SUGIZO.

Na metade de Silent Jealousy, YOSHIKI vestiu uma camisa preta e tocou piano. Ele foi acompanhado por SUGIZO no violino. Os dois criaram uma bonita atmosfera, e a platéia permaneceu em completo silêncio enquanto assistia aos dois. Então, os outros membros da banda voltaram para encerrar a música com uma explosão. TOSHI aproveitou a oportunidade para jogar água em YOSHIKI no final, e os dois sorriram um para o outro enquanto balançavam a cabeça no ritmo da batida.

A banda deixou o palco depois dessa música, mas PATA logo retornou para seu solo. Enquanto ele caminhava pelo corredor do meio, impressionava a platéia com suas habilidades, e as vivas dos fãs o acompanharam de volta para o palco. Os outros membros se uniram a ele para DRAIN, e a melodia sinuosa e obscura cativou a todos. TOSHI, acompanhado por HEATH e PATA, cantou as letras com emoção e, após um final abrupto, todos eles deixaram o palco mais uma vez.

Porém, minutos depois, TOSHI reapareceu. Ele chamou por PATA em uma voz inesperadamente bonitinha, e o guitarrista apareceu rapidamente, acompanhado por HEATH e com seus instrumentos. Os três se sentaram em cadeiras colocadas no centro do palco, e TOSHI pegou um violão. Ele pediu que todos cantassem juntos, porque hide também estava ouvindo, e anunciou Say Anything. Uma onda de bastões néon acompanhou a calma guitarra e o baixo, e todo o estádio irradiou paz. TOSHI encorajou a platéia a cantar cada vez mais alto até o fim da música, quando abraçou seus companheiros de banda antes de todos deixarem o palco escuro.

Uma curta introdução anunciou a volta de YOSHIKI ao palco, dessa vez usando um casaco vermelho. Ele segurava três buquês de rosas vermelhas, as quais ele jogou para a platéia enquanto corria pelos três corredores. Enquanto os fãs gritavam em agradecimento, YOSHIKI se sentou em seu piano para seu solo. Não demorou para que TOSHI se unisse a ele para Tears. O simples dueto vocal e piano se tornou uma balada poderosa quando o restante da banda se uniu a eles no palco. Os fãs agitavam pompons cor de rosa, criando um mar rosa, enquanto TOSHI gritava o nome de hide durante o solo do guitarrista. Quando a música estava terminando, YOSHIKI murmurou o último verso em uma voz triste, fazendo com que todos gritassem para apóia-lo imediatamente.

Quebrando o clima sombrio veio Kurenai. Os telões mostraram hide tocando a introdução calma, e, quando ele mandou um beijo, o palco explodiu com barulho, e serpentinas prateadas voaram pelo estádio. Os fãs pularam freneticamente ao som da batida pesada, e todos agitaram até o fim do set principal. Depois que a banda deixou o palco, o show de moda começou. Lasers verdes preencheram o ar, e trovões e luzes receberam dançarinos e dragões chineses nos corredores laterais. Os modelos também tiveram seu momento para brilhar, muitos dos quais dançando e fazendo acrobacias, mas YOSHIKI roubou a cena ao aparecer no final, em pé sobre sua bateria. Ele usava um casaco branco que lhe dava um ar angelical sob os holofotes, mas logo se livrou da vestimenta e se sentou atrás da bateria.

Colunas de fogo explodiram no palco para o solo de bateria de YOSHIKI. Como sempre, o baterista deu tudo de si, tocando loucamente, até seu corpo ficar coberto de suor e ele cair de seu banco. Ele repetiu isso até que a plataforma de sua bateria se ergueu sobre o palco e parou no corredor central. No fim do corredor, YOSHIKI levantou e, triunfante, fez o sinal do X com os braços sobre o peito, acima da platéia que gritava. Então, ele atacou a bateria mais uma vez, tocando até que a plataforma abaixou até o corredor. Suas batidas finais foram acompanhadas por mais fogos de artifício; então, YOSHIKI caiu de seu assento enquanto a platéia gritava seu nome.

TOSHI voltou para o palco para anunciar WITHOUT YOU. Com os fãs encorajando-o, YOSHIKI se levantou e voltou para o palco para abraçar o vocalista. O dueto piano e vocal agraciou o palco mais uma vez, e imagens dos antigos shows do X JAPAN eram mostradas nos telões enquanto TOSHI cantava acompanhado pelo piano suave de YOSHIKI. Quando a música terminou, os outros membros reapareceram, e TOSHI pediu que todos gritassem por I.V. Durante a música, ele também pediu a cada membro da banda para gritar. Porém, YOSHIKI se recusou, o que levou a uma perseguição pelo corredor. Antes de voltar à bateria, o baterista correu pela platéia. Ele levou a plataforma de volta para o palco, e a música continuou até TOSHI cantar as últimas notas.

As luzes se acenderam após a banda deixar o palco, deixando todos um pouco confusos. Porém, o show ainda não tinha acabado. TOSHI e YOSHIKI, vestidos como noivo e noiva, respectivamente, correram pelo corredor central, acompanhados pelos gritos do público. YOSHIKI rasgou seu vestido e seu véu, jogando os pedaços de tecido branco na platéia, enquanto TOSHI gritava alegremente, “Feliz casamento!”. Então, enquanto YOSHIKI batia no gongo, os outros membros voltaram e X começou. TOSHI fez a platéia acompanha-lo gritando o clássico, “We are! X!”, antes de YOSHIKI molha-lo. Então, o baterista tomou seu lugar, gritando até não poder mais.

Quando TOSHI retomou o controle da platéia, YOSHIKI correu para o gongo e começou a açoitá-lo com um chicote de couro! Um display pirotécnico iluminou o palco durante o dueto de PATA e SUGIZO, e todos tinham manchas de luz nos olhos quando a música terminou. Para dar uma breve pausa à platéia, YOSHIKI vestiu um casaco vermelho e voltou a se sentar no piano. Com uma bola de espelhos sobre o palco, ele e TOSHI levaram os fãs a cantarem ENDLESS RAIN. Eles cantaram até os dois saírem do palco, e continuaram mesmo depois disso, sem duvidar que o X JAPAN voltaria. YOSHIKI os recompensou voltando para começar Art of Life. Ele tocou o piano como um louco, alternando entre a fúria e a delicadeza; o público ouviu arrebatado no estádio escuro.

Depois de YOSHIKI ficar exausto, os outros membros reapareceram para o último grito. TOSHI gritou suas despedidas, e Say Anything soou nas caixas de som enquanto a banda jogava palhetas e garrafas de água para a platéia. YOSHIKI encontrou forças para correr pelo palco, erguer SUGIZO e pular para a platéia para aceitar presentes. Com o boneco de hide, os membros se posicionaram no palco para darem as mãos e pularem, marcando o fim do show. Então, em um gesto muito bonitinho, YOSHIKI fez o boneco de hide acenar antes de jogá-lo do palco.

Fazia anos que o X JAPAN não ia a Taiwan, mas o amor que eles receberam dos fãs não diminuiu com o tempo. A banda claramente sentiu isso, e respondeu à altura, criando uma noite inesquecível sob as estrelas.

Set list

01. Rusty Nail
- MC -
02. WEEK END ~ Silent Jealousy
03. Silent Jealousy
PATA Solo
04. DRAIN
05. Say Anything
SE (largo) ~ PIANO Solo
06. Tears
07. Kurenai
Fashion Show
Drums Solo

EN01. WITHOUT YOU
EN02. I.V.
EN03. X
EN04. ENDLESS RAIN
EN05. Art of Life
ANúNCIO

Artistas relacionados

Turnê Mundial X JAPAN

X JAPAN WORLD TOUR em Taipei © X JAPAN

Cobertura

X JAPAN WORLD TOUR em Taipei

Considerando o tamanho de um estádio, o X JAPAN levou o teto à altura do céu.

X JAPAN WORLD TOUR em Tóquio ~Continues the Attack~ ©  X Japan Production Management Committee

Cobertura

X JAPAN WORLD TOUR em Tóquio ~Continues the Attack~

Com SUGIZO como sexto membro official do X JAPAN, a banda fez um show clássico para seus fãs.

X JAPAN - Invincible Night no Tokyo Dome © X Japan Production Management Committee

Cobertura

X JAPAN - Invincible Night no Tokyo Dome

Na data especial de 2 de maio, o X JAPAN tocou o primeiro dos dois dias no Tokyo Dome, continuando seu novo ataque à cena de rock japonesa

O show da virada do X JAPAN © X JAPAN

Cobertura

O show da virada do X JAPAN

O X JAPAN inicia o novo ano com uma noite selvagem no Akasaka BLITZ.

Conferência de Imprensa com YOSHIKI no Tokyo Dome © JaME

Entrevista

Conferência de Imprensa com YOSHIKI no Tokyo Dome

Após a lendária apresentação, o baterista e líder da banda X JAPAN, dá uma pequena entrevista aos jornalistas estrangeiros.

ANúNCIO