Especial

A História do JaME Brasil - Especial de Aniversário

18/04/2009 2009-04-18 00:01:00 JaME Autor: Time JaME Brasil

A História do JaME Brasil - Especial de Aniversário

Você se pergunta de onde veio o JaME Brasil, como essa equipe se formou e atua? Através deste artigo especial de aniversário iremos apresentar um pouco da nossa história e nossos objetivos!!


© JaME
Hoje, 18 de abril, é um dia muito especial para o JaME, não apenas estreamos nossa nova versão, mas ao mesmo tempo, estamos comemorando o nosso quinto aniversário! A primeira versão do JaME foi lançada em 2 de abril de 2004 e hoje temos muitas conquistas para relembrar.

Nós do time brasileiro estamos muito animados com a nova versão, porque não apenas ela tem um look completamente novo, mas também trará muitas novidades como, por exemplo, a seção de vídeos. Nós também teremos uma seção especial para concursos que começará a funcionar a partir de hoje.

Já que estamos muito felizes em comemorar cinco anos de existência, decidimos criar uma série de artigos especiais, que serão lançados ao longo das próximas quatro semanas. Este artigo é o primeiro deles e, além disso, apresentaremos uma enorme quantidade de concursos, onde você poderá ganhar vários itens de quase 40 artistas diferentes! Mas para começar, vamos mostrar um pouco da história da nossa versão do JaME.


A marca JaME-World

Em meados de 2005 a equipe de diversos sites brasileiros especializados em música japonesa se reuniu para preparar a abertura de um portal único, misto de todo o conteúdo já reunido por estes, com o objetivo de organizar os fãs, promover o estilo, e, enfim (um sonho irreal na época) organizar a vinda de bandas japonesas ao país. Porém, devido às conexões de vários membros com fãs de outros países, ficou-se sabendo que o portal JmusicEuropa estava se expandindo. Unindo o útil ao agradável, foi montada uma proposta concreta que convenceu o gerente do portal europeu a criar o JmusicAmerica, que estenderia as conquistas deles até o nosso canto do mundo.

Durante anos o portal trabalhou quase no isolamento, traduzindo perfis, artigos e entrevistas, criando conteúdo próprio e preparando a equipe para ser forte o suficiente para resistir às pressões que viriam com a responsabilidade que almejávamos conquistar. Foram alguns anos de trabalho, muitas pessoas entraram e saíram da equipe, poucas parcerias concretas foram formadas e quase nenhum sinal de que seria possível estender as turnês internacionais para um lugar tão distante quanto a América do Sul.

Porém, com o passar dos anos, e de vários momentos difíceis onde o site quase acabou, a equipe começou a se consolidar. Um time que deu conta de finalmente acompanhar as versões estrangeiras, e trazer em primeira mão (e em português), o mesmo conteúdo apresentados pelos já famosos portais da Europa. Foi então que o JaME começou a sair do isolamento no Brasil, ganhando o respeito da comunidade de fãs nacionais como a fonte mais segura, senão a única, em português.

A política internacional do JaME de somente usar material licenciado pelas gravadoras, e o esforço de todos os membros da equipe internacional enfim cativaram o isolado mercado fonográfico japonês, e diversas produtoras começaram a ceder conteúdo e a trabalhar diretamente com os membros do portal.


A Realização de um Sonho Irreal

Foi no final de 2007 que o primeiro grande passo da equipe JaME Brasil foi dado. Estabelecendo pontes e organizando propostas, fomos os responsáveis pela vinda da primeira banda de visual kei ao país, o Charlotte, que realizou dois shows, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo. Esse momento marcou não só nossas atividades como grupo, mas a vida de todos os integrantes da equipe, que viam enfim um vislumbre de esperança em realizar o sonho de tornar o Brasil uma extensão do mercado fonográfico japonês.

Foi em 2008 que a efetivação desse sonho passou a ser plausível: Graças novamente às nossas atividades como mediadores e a parceria com a produtora chilena NoiX, foi possível estender a turnê do grande astro miyavi para o Brasil e o Chile, realizando três shows que marcaram tanto as nossas atividades como produtora, como a própria carreira do artista, que em entrevista exclusiva declarou-se extremamente agradecido por tudo que passou no país.

O portal então começou a ter mais acessos, a equipe enfim estava firme e forte, e a parceria com a Rádio Blast! estava dando ao JaME Brasil a possibilidade de promover seu trabalho a ainda novos usuários. Foi por causa de toda essa confiança que a equipe do JaME resolveu se aventurar e abrir uma organização local, que iria trabalhar independentemente para continuar trazendo artistas para se apresentar aqui: O projeto Aurora.

Depois de alguns meses se organizando para tal, finalmente anunciamos a realização de três grandes eventos: O show com a banda Plastic Tree e o Billy, a turnê sul americana com o MONORAL e o show da banda LM.C. Infelizmente o primeiro evento foi adiado indefinidamente por causa dos problemas do Billy e a troca de membros do Plastic Tree, mas ambos os outros aconteceram.

A turnê do MONORAL, da gravadora VAMPROSE, criada por HYDE (vocalista do L’Arc~en~Ciel), foi um grande marco, devido à passagem por quatro cidades brasileiras (Fortaleza, Porto Alegre, Rio e São Paulo), e ainda três outros países: México, Chile e Argentina. O show com o LM.C também marcou pela importância que a banda adquiria internacionalmente e ainda por sua gravadora ser uma das maiores do mercado fonográfico oriental.

A nossa intervenção seguinte foi com a Sony, onde apresentamos a proposta de trazer o An Cafe para a América Latina, evento este se realizando agora em Abril, por uma das maiores produtoras de entretenimento das Américas, a T4F.

E aqui estamos, atualmente organizando todo o material adquirido com todas estas atividades, re-organizando nosso time para melhor atender as necessidades do mercado e se preparando para o segundo semestre de 2009 e também para 2010, anos estes que, aparentemente, prometem dezenas de surpresas para essa nova geração de fãs que tem, graças aos contínuos esforços de nossa equipe ao longo dos anos, acesso direto aos seus maiores ídolos!


Comentários dos membros do time do JaME Brasil

Isso tudo não seria possível sem a ajuda do nosso time! Hoje, o time do JaME Brasil conta com seis integrantes incrivelmente dedicados espalhados por todo o país. Nós pedimos para cada um deles escrever um pequeno comentário sobre sua experiência no JaME.


Rodrigo Esper

Trabalhar com o JaME-World marcou mais do que a minha vida profissional, onde aprendi quase tudo que hoje sei sobre o mercado da música mundial, me expandiu exponencialmente a capacidade de enxergar além do regionalismo padrão de todo brasileiro. A extraordinária troca que tive com os membros da equipe nacional e internacional, o contato com artistas que vinham do outro lado do mundo, as turnês e os shows, tudo isto se expandiu conforme eu crescia como ser humano, e me mostrava cada vez mais o potencial do sonho deste portal.
Agora, quando ele completa cinco anos, tudo que eu posso querer é que ele continue cada vez mais se expandindo, se adaptando e mostrando cada vez mais que ao manter-se fiel a seus ideais e leal a seus parceiros, não há nenhuma barreira que possa impedi-lo de realizar seus sonhos.


Rômulo Lemos (Rast)

A experiência de trabalhar no JaME é incrivelmente satisfatória. Mesmo com a enxurrada de notícias todos os dias e diversos artigos para elaborar e traduzir, no final ver o seu trabalho feito é algo bastante gratificante. Sou membro do portal há dois anos e meio, e por causa disso já realizei diversas coisas que nunca pensei que ocorreriam comigo, como a turnê brasileira do MONORAL, que passou pela minha cidade, Fortaleza, consistindo de três dias quase que surreais. Fora isso, atuar no site já me ajudou, por incrível que pareça, até em um resultado satisfatório no vestibular.

Fazer parte desse time é um dos pontos mais marcantes da minha rotina atualmente, quebrando, às vezes, a monotonia daqueles dias mornos. Ter fôlego para seguir uma agenda e organizar, revisar, traduzir e criar artigos e também editar diversas coisas por trás das cortinas já se tornou algo comum, mesmo que às vezes cansativo, e ver o resultado final disso tudo faz com que os problemas pelo caminho pareçam mínimos. Espero que possa contribuir mais e mais para o site, e que ele também esteja por aí por mais cinco anos, se não mais, se expandindo, desenvolvendo e criando novas oportunidades e caminhos para a divulgação de música japonesa no Brasil.


Guilherme

Nossa, já faz cinco anos? Parabéns ao JaME! Acompanho o portal desde o início e lembro como era ler as entrevistas dos grupos que iam tocar na Europa e nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, sentia uma pontinha de inveja achando que nunca iríamos ver nada parecido por aqui. Desde então, vi o JaME crescer, se expandir e virar algo importante na minha vida e também importante pro nosso cenário. Ao contrário da maioria do pessoal do time, eu sou membro do JaME há pouco mais de um ano. Depois de ver o show do Charlotte em 2007, pensei que poderia ajudar mais e decidi entrar no time, sonhando, quem sabe, ver o surgimento de novos fãs e a apresentação de outros artistas por aqui. A partir daí, aconteceram tantas coisas que parece muito mais que um simples ano. Uma das coisas que lembro com mais carinho, e uma das coisas que me dá mais orgulho em fazer parte do JaME, foi poder conversar com o miyavi depois de seu primeiro show em São Paulo, ele estava bem mais relaxado e feliz com o que tinha visto, e ficamos jogando conversa fora por quase uma hora sobre o show, Brasil, visual kei, etc.

Espero que consiga contribuir ainda mais para o JaME Brasil no futuro, porque com certeza veremos coisas ainda melhores acontecendo aqui. Aliás, já estamos vendo, com a vinda do MONORAL, LM.C, An Cafe, Kagrra,, mas acho que isso deve ser um sinal que devemos trabalhar ainda mais duro no futuro, para que essas visitas não fiquem só na memória. É um trabalho muito cansativo, mas com certeza vale à pena.


Silvana Perez (Hikari)

É muito bom ver o JaME comemorando seu quinto aniversário, e melhor ainda poder fazer parte dessa comemoração. Entrei para a equipe há pouco mais de um ano, mas, depois de tantos acontecimentos, nem parece só isso. Minha intenção era apoiar o site para que ele crescesse cada vez mais e continuasse a divulgar a música japonesa para o público brasileiro, mas não imaginei que de fato entraria para o time, e ainda participaria de tantos eventos e conheceria tantas pessoas, fatos que me fazem crescer um pouco mais a cada dia.

Cada show que eu pude acompanhar com o JaME foi marcante. Poder conhecer artistas japoneses, trocar experiências, aprender mais sobre seu trabalho, é algo extremamente gratificante. Assim, só tenho a agradecer a toda a equipe, pois sem esse trabalho conjunto nada disso seria possível. Parabéns ao JaME! Cinco anos são só o começo.


Natália "suu" Abreu

Este ano o JaME completa cinco anos de existência. Já eu, completo um pouco mais de três anos na equipe. Acompanhando a trajetória do JaME Brasil quase que desde o começo, sei que passamos por momentos de muita instabilidade. Um site desatualizado, uma equipe inconstante, muitos problemas. No entanto, à medida que o tempo passou, parece que encontramos nosso próprio ritmo de evolução e fomos agraciados com integrantes e parcerias maravilhosas. Tudo isso me faz me sentir grata. Não só pelos que nos ajudaram e nos ajudam, mas também por aqueles que desde o começo têm acreditado no nosso trabalho.

Mas, de todas as coisas que eu vivi no JaME, talvez a mais marcante tenha sido aprender a acreditar. Jamais acreditava que um artista de visual kei viria para o Brasil. Jamais acreditei que o JaME poderia colaborar com a vinda de um artista japonês. Mas, felizmente, me fizeram perceber que eu estava errada. Foi nesse lugar que eu descobri que as pessoas são capazes de fazer coisas que outros nem imaginar. Durante toda essa empreitada, não posso negar - houve erros. E provavelmente ainda haverá outros. Mas agora eu quero acreditar que, mais do que fãs, estamos caminhando para nos tornar profissionais. Juntando nossa paixão pela música japonesa com nosso desejo de evoluir cada vez mais, acredito que todos queremos que o JaME continue com o rótulo de "fãs para fãs", mas com o adicional de ser um trabalho sério.

Parabéns para o JaME e, acima de tudo, obrigada à todos aqueles que fizeram isso possível.
ANúNCIO

5º Aniversário JaME!

Vencedores do Concurso C e Loteria de Autógrafos D do 5º Aniversário do JaME! © JaME

Notícias

Vencedores do Concurso C e Loteria de Autógrafos D do 5º Aniversário do JaME!

Os vencedores do terceiro concurso e quarta loteria de autógrafos foram escolhidos!

Vencedores do Concurso B e Loteria de Autógrafos C do 5º Aniversário do JaME! © JaME

Notícias

Vencedores do Concurso B e Loteria de Autógrafos C do 5º Aniversário do JaME!

Os vencedores do segundo concurso e terceira loteria de autógrafos foram escolhidos!

Vencedores do Concurso A e Loteria de Autógrafos B do 5º Aniversário do JaME! © JaME

Notícias

Vencedores do Concurso A e Loteria de Autógrafos B do 5º Aniversário do JaME!

Os vencedores do primeiro concurso e da segunda loteria foram escolhidos!

5° Aniversário JaME: Concurso, Parte C © JaME

Concurso

5° Aniversário JaME: Concurso, Parte C

Esta é sua última chance de ganhar vários itens autografados de seus artistas favoritos! Esta semana: girugamesh, hime ichigo, Billy, J e SUGIZO.

5° Aniversário JaME: Loteria de Autógrafos, Parte D © JaME

Concurso

5° Aniversário JaME: Loteria de Autógrafos, Parte D

Participe e concorra a autógrafos de seus artistas preferidos! Esta semana: Onmyo-za, Merry, vistlip, Kaya, An Cafe, Megamasso e MELLO.

Vencedores da Loteria de Autógrafos do 5º Aniversário do JaME, Parte A © JaME

Notícias

Vencedores da Loteria de Autógrafos do 5º Aniversário do JaME, Parte A

Escolhidos os seis ganhadores dos autógrafos de Sadie, D, lynch., Mix Speaker's,Inc., Kanon Wakeshima e ONE OK ROCK.

5° Aniversário JaME: Concurso, Parte B © JaME

Concurso

5° Aniversário JaME: Concurso, Parte B

Concorra a vários itens autografados de seus artistas preferidos. Esta semana: D'espairsRay, abingdon boys school, Aoi, INORAN, Versailles e Matenrou Opera.

5° Aniversário JaME: Loteria de Autógrafos, Parte C © JaME

Concurso

5° Aniversário JaME: Loteria de Autógrafos, Parte C

Participe e concorra a autógrafos de seus artistas preferidos! Prêmios desta semana: Sel'm, the Underneath, heidi., Moi dix Mois, Doremidan e HALCALI.

5° Aniversário JaME: Comentários de Parceiros - Japão © JaME

Especial

5° Aniversário JaME: Comentários de Parceiros - Japão

Os parceiros do JaME baseados no Japão mandaram seus comentários e parabéns para nosso 5° aniversário!

5° Aniversário JaME: Concurso, Parte A © JaME

Concurso

5° Aniversário JaME: Concurso, Parte A

Concorra a camisetas e toalhas autografadas de seus artistas preferidos! Prêmios desta semana: Danger Gang, MONORAL, GaGaalinG, MUCC e Jikuu kaizoku SEVEN SEAS.

5° Aniversário JaME: Loteria de Autógrafos, Parte B © JaME

Concurso

5° Aniversário JaME: Loteria de Autógrafos, Parte B

Participe e concorra a autógrafos de seus artistas preferidos! Prêmios da segunda semana: Irokui., LM.C, 9GOATS BLACK OUT, DaizyStripper, Plastic Tree, Sugar e Nana Kitade.

5° Aniversário JaME: Comentários de Parceiros - Europa e Américas © JaME

Especial

5° Aniversário JaME: Comentários de Parceiros - Europa e Américas

Os parceiros do JaME ao redor do mundo mandaram seus comentários e parabéns para nosso 5° aniversário!

JaME World com novo layout, e agora também no Twitter © JaME

Notícias

JaME World com novo layout, e agora também no Twitter

Em sua mais nova versão, o JaME BR ampliou seu campo ao Twitter e também preparou diversas novidades para os visitantes.

5° Aniversário JaME: Loteria de Autógrafos, Parte A © JaME

Concurso

5° Aniversário JaME: Loteria de Autógrafos, Parte A

Participe e concorra a autógrafos de seus artistas preferidos! Prêmios desta semana: D, Kanon Wakeshima, lynch., Mix Speaker's,Inc., ONE OK ROCK e Sadie.

A História do JaME Brasil - Especial de Aniversário © JaME

Especial

A História do JaME Brasil - Especial de Aniversário

Você se pergunta de onde veio o JaME Brasil, como essa equipe se formou e atua? Através deste artigo especial de aniversário iremos apresentar um pouco da nossa história e nossos objetivos!!

ANúNCIO