Cobertura

Plastic Tree no Yoyogi 2nd Gymnasium

23/02/2006 2006-02-23 12:00:00 JaME Autor: Non-Non Tradução: Hikari

Plastic Tree no Yoyogi 2nd Gymnasium

Um live report do show do Plastic Tree em dezembro de 2005.


© J-ROCK
Eu estava andando pelo viaduto da estação de Harajuku, arrastando os pés pelo chão de concreto rumo ao estádio Yoyogi. Estava tão frio que era possível ver a respiração das pessoas no ar enquanto elas seguiam para o ginásio, escapando do frio. Na frente do ginásio, várias garotas usando vestidos antigos ou ternos esperavam pela abertura dos portões. Elas não pareciam se importar com o frio, já que sua ansiedade as mantinha aquecidas.

Havia uma loja de merchandising sob a tenda do lado de fora. Cachecóis e luvas eram vendidos junto com toalhas, bolsas e chaveiros de celular. No balcão, encontrei folhas douradas e prateadas cujas vendas eram revertidas para caridade, feitas para a "Campanha de Proteção às Florestas". As pessoas escreviam mensagens nas folhas e as penduravam nos galhos de duas árvores sem folhas ao lado do balcão. As árvores brilhavam em dourado e prateado com várias mensagens calorosas.

Quando entrei no ginásio, a sala estava esfumaçada e iluminada por uma luz azul. O telão no palco mostrava satélites em órbita e números aleatórios. O imenso teto circular - com um laço vermelho e branco - fez o lugar parecer uma misteriosa tenda de circo. Enquanto o ambiente se enchia de pessoas, as meninas estavam animadas com a reunião e mostravam suas roupas umas para as outras. Isso me trouxe de volta à realidade.

O salão ficava escuro à medida que o órgão ressoava. Os gritos da platéia ficaram mais altos, e os membros apareceram no palco. O vocalista Ryutaro usava um casaco preto sobre uma camisa branca, e sapatos brancos. O baterista Hiroshi iniciou uma batida forte enquanto o baixo de Tadashi soava pesado. A guitarra de Akira chacoalhou a casa. Ryutaro começou a cantar com sua voz suave, e o misterioso mundo do Plastic Tree começou.

Este show era seu terceiro de final de ano. O Plastic Tree não fazia shows há três meses, desde sua turnê de verão em 2005, por causa do lançamento de três singles consecutivos, quando a maior parte de seu trabalho acontecia no estúdio. "Eu tive síndrome de abstinência do Plastic", disse Ryutaro, ao que a platéia respondeu com "Lindo!". Ele subiu no amplificador e cantou como se estivesse falando com o público com uma voz doce, um pouco tímida, enquanto às vezes tocava sua guitarra. Hiroshi manteve um ritmo seco e claro na bateria. Tadashi tocava seu baixo enquanto se movimentava e pulava pelo palco. Akira mudava o som de sua guitarra com os vários efeitos que se encaixavam em cada música. Na última música da primeira metade do show, Barrier, Ryutaro se movia irregularmente, cantando e dobrando seu corpo. Ele apresentou essa música como sua "barreira insuperável de longo prazo". Ele deve ter colocado seus pensamentos mais profundos nesta música.

Para a preparação da parte seguinte do show, um vídeo de gravações, ensaios e imagens pessoais dos membros passou no telão. O título era Plastic daily report, abreviado como "Pura-Nippou". A popular Akogare no Hawaii Kouro tocava ao fundo, e o filme em preto e branco parecia nostálgico. Comentários engraçados feitos pelos membros da banda fizeram a platéia rir, e a casa de shows ganhou uma atmosfera suave por um tempo.

Então imagens do show "Hana moete Bourei no Namida Tenmaku ni ochiru" foram projetadas no palco. Uma cortina branca separou o palco da platéia, obstruindo a visão, e a música Circus começou. A sombra dos membros podia ser vista através da cortina. Enquanto a expectativa da platéia crescia, a cortina caiu, e o circo do Plastic Tree pôde ser visto. Dançarinas excêntricas apresentaram uma dança estranha nos pilares do palco. Imagens de artistas circenses foram projetadas no telão. Os membros da banda colocaram máscaras. Ryutaro, com seu cabelo loiro, usava um casaco vermelho, como se fosse o líder do circo. Começando com um piano, a bateria soou de repente, e o baixo e a guitarra distorcida acompanharam. A música Kuuchuu buranko começou em seguida.

Os membros tiraram suas máscaras quando músicas mais dançantes começaram. A platéia acompanhou levantando as mãos e batendo palmas. A banda se movia e pulava pelo palco, subindo nos amplificadores e animando o público. "Eu não posso viver sem shows! Vocês vão tocar comigo um pouco mais?", gritou Ryutaro como um louco. Os riffs de guitarra em CREAM foram empolgantes, e em Saishuu Densha Ryutaro cantou calmamente enquanto tocava guitarra. A letra da música foi projetada no telão, e a casa estava rodeada por uma atmosfera quieta.

Após os membros deixarem o palco, os fãs pediram por um encore. Eles voltaram para o palco, usando camisetas brancas que seriam dadas aos fãs através de seu site de celular. A primeira música do encore foi a bela balada Tsumetai Hikari. Sob a luz azul, uma fina neve artificial caía no palco. Ryutaro cantou dramaticamente, levando o público a seu mundo frágil.

As duas últimas músicas foram mais pesadas: Reset e Psycho Garden. Todos os membros corriam pelo palco. Ryutaro cantava e se curvava, até finalmente ir até a platéia. Os seguranças o seguiram cuidadosamente, enquanto a platéia virou uma confusão. Ryutaro voltou para o palco gritando e chacoalhando a cabeça, e caiu de exaustão no fim do show.

A música do Plastic Tree foi variada e original. A bateria e baixo poderosos mantiveram o som pesado, e a guitarra arrastada proporcionou uma atmosfera histérica e estimulante. As letras delicadas, instáveis e introvertidas de Ryutaro mostraram seu mundo espiritual. Sua música encheu a todos de estímulo causado por sua pureza. E, acima de tudo, sua apresentação lembrou uma banda underground em uma casa de shows, mesmo que eles estivessem tocando em um lugar tão grande. Não há dúvidas de que eles trabalhariam duro em qualquer palco como artistas se expressando através de sua música.

Quando a agenda da turnê de primavera foi projetada no telão, a platéia comemorou e ficou surpresa.

Set list

1. Irogoto
2. Melancholic

Ryutaro MC

3. Zetsubou no Oka
4. Seiza zukuri
5. Sanbika

Ryutaro MC

6. Namae no nai Hana
7. Mizuiro Girlfriend

Ryutaro MC

8. Yuki Hotaru
9. Zange wa Yokushitsu de
10. Barrier

Images

11. Circus
12. Kuuchuu buranko
13. Tsuki no Hikari wo tayori ni

Tadashi MC

14: Uwa no sora
15. Dance macabre
Akira MC

16. Ghost
17. Kaibutsu-kun
18. National Kid

Ryutaro MC

19. Cream
20. Saishuu densha

en1. Tsumetai Hikari
en2. Reset
en3. Psycho Garden
ANúNCIO

Artistas relacionados

Plastic Tree no Brasil

Entrevista com o Plastic Tree em Atenas © J-ROCK

Entrevista

Entrevista com o Plastic Tree em Atenas

Após sua intensa apresentação em Atenas na noite anterior, o Plastic Tree deu uma descontraída entrevista ao JaME, com uma análise de seu mais novo álbum, Utsusemi.

Plastic Tree Summer Tour 'Stereo Koumorizoku' no JCB Hall © Plastic Tree

Cobertura

Plastic Tree Summer Tour 'Stereo Koumorizoku' no JCB Hall

O Plastic Tree terminou sua turnê de verão com um show brilhante no JBC Hall.

Plastic Tree ~ Itazura Wonderful World no Akasaka Blitz © J-ROCK - Plastic Tree

Cobertura

Plastic Tree ~ Itazura Wonderful World no Akasaka Blitz

O Plastic Tree agitou o seu parque de diversões em uma noite divertida.

Plastic Tree ao vivo em Paris © Plastic Tree - JaME - Tanja

Cobertura

Plastic Tree ao vivo em Paris

Um relato do agitado show do Plastic Tree em Paris.

Plastic Tree no AnimagiC © JaME & Katharina Dohle

Entrevista

Plastic Tree no AnimagiC

O JaME teve a oportunidade de participar da conferência de imprensa e também de fazer uma entrevista sobre seu novo álbum!

Plastic Tree Live Report © J-ROCK

Cobertura

Plastic Tree Live Report

Um live report da apresentação do Plastic Tree no dia 26 de dezembro no C.C. Lemon Hall em Shibuya, Tóquio.

Entrevista com Ryutaro e Tadashi © J-ROCK

Entrevista

Entrevista com Ryutaro e Tadashi

O JaME entrevistou o Plastic Tree no Japão para falar de sua turnê européia, seu décimo aniversário, seu novo single Spica e mais.

Entrevistas com o Plastic Tree durante sua turnê mundial © J-ROCK

Entrevista

Entrevistas com o Plastic Tree durante sua turnê mundial

Duas entrevistas com o Plastic Tree durante sua turnê mundial: uma no início, na Alemanha, e outra no final, na Finlândia.

Plastic Tree ao vivo em Helsinque © JrockSuomi / Helinä Toikkanen

Cobertura

Plastic Tree ao vivo em Helsinque

Live report de um dos shows da turnê mundial do Plastic Tree em Helsinque, Finlândia.

Plastic Tree em Paris © J-ROCK

Cobertura

Plastic Tree em Paris

Um live report de um dos shows da turnê mundial do Plastic Tree, em Paris, França.

Entrevista com o Plastic Tree © J-ROCK

Entrevista

Entrevista com o Plastic Tree

Uma entrevista exclusiva com Ryutaro e Tadashi no Japão pouco tempo antes do início de sua turnê mundial.

Plastic Tree no Yoyogi 2nd Gymnasium © J-ROCK

Cobertura

Plastic Tree no Yoyogi 2nd Gymnasium

Um live report do show do Plastic Tree em dezembro de 2005.

ANúNCIO