Entrevista

Entrevista com Matsuoka Mitsuru do SOPHIA no V-ROCK FESTIVAL

12/03/2012 2012-03-12 00:01:00 JaME Autor: Leela McMullen Tradução: Shin

Entrevista com Matsuoka Mitsuru do SOPHIA no V-ROCK FESTIVAL

O JaME entrevistou o vocalista do SOPHIA no V-ROCK FESTIVAL onde ele revelou a determinação profunda da banda de aproveitar o presente e seu sonho de continuar tocando no exterior assim como no Japão.


© SOPHIA - V-ROCK FESTIVAL
Para sua primeira entrevista com o JaME, o vocalista Matsuoka Mitsuru do SOPHIA conversou sobre como o cenário visual kei mudou, os eventos recentes e seus objetivos para o futuro.


Esta é sua primeira entrevista com o JaME, então, vamos começar com uma introdução sobre você.

Matsuoka: Sou vocalista de uma banda de rock japonês chamada SOPHIA. Meu nome é Matsuoka Mitsuru. Além de ser um vocalista, também sou um ator e eu realmente gosto de fazer todos os tipos de trabalhos criativos, então me envolvo em várias coisas.

Por exemplo, que tipo de trabalhos criativos?

Matsuoka: Por exemplo, o design da capa do CD do SOPHIA e fotografia. Também, no passado eu gostava de escrever romances.

Sério? Que tipo de romance?

Matsuoka: É difícil dizer em uma palavra. Está em todo lugar... Bem, é meio que tipo mistério, mas é minha autobiografia.

O show desse ano no Budokan foi lançado em DVD com o título 1st Live Album DVD. Por que escolheu esse título tendo lançado DVDs no passado?

Matsuoka: Desde o ano passado, nós paramos e então voltamos de novo esse ano. Então, com a intenção de começar do zero novamente esse ano, decidimos tratar esse como nosso primeiro DVD.

Qual o ponto alto do DVD?

Matsuoka: Bem, como disse em meu MC, nosso tecladista estava sofrendo de um câncer muito violento, mas ele fez uma volta milagrosa. Naquele tempo, percebemos que fomos gananciosos em acreditar que viveríamos para sempre, que iríamos nos apresentar para sempre juntos como SOPHIA, mas esse não é o caso. Neste momento - esta entrevista incluída - nossa apresentação de agora a pouco - e o Budokan, também, nós talvez não possamos fazer isso mais. Nós podemos nunca nos encontrar novamente. Há muitos "Talvez". Estou muito feliz que vocês vieram todos ao Japão em um momento como esse, mas com certeza que aconteceram muitos coisas como o terremoto e muitos desastres naturais por todo o mundo. Ninguém sabe o que acontecerá amanhã. Mas o que fazemos agora é que estamos nos encontrando assim agora. Estamos falando agora. Não quero deixar nenhum arrependimento para trás. Era isso que estava empacotado no show quando nos reunimos no Budokan.

O SOPHIA foi formado há 17 anos, mas lá atrás, o que você imaginou que o SOPHIA seria 17 anos depois?

Matsuoka: O jeito como bandas de rock pensavam naquela época... Bem, havia muitos padrões de pensamentos, mas o maior era "destruição". Terminar, ser esmagado... Tudo estava ok. Tipo la vie en rose. Era como nós pensávamos então nós não pensávamos mesmo sobre o futuro. De uma forma isso era bonito, mas não podemos pensar dessa forma hoje. Tudo é precioso.

Então você acha que a grande diferença entre visual kei no passado e agora é o jeito de pensar?

Matsuoka: Eu realmente não sinto nenhuma diferença. Se houvesse, acho que seria o método de composição. Na nossa época, não havia computadores. Bem, havia, mas eles não eram realmente usados. Agora é realmente "fácil fazer" mas... é difícil. Porque é tão fácil, todos estão fazendo, então se manter é duro.

SOPHIA é uma banda respeitada por muitas bandas de visual kei mais novas. Você tem algum conselho para essas bandas mais novas?

Matsuoka: Não tenho muitos conselhos a dar. Por outro lado, quero saber mais sobre eles. Quero patrocinar suas atividades, a criatividade da nova geração. Também há coisas que posso conquistar a partir deles, coisas que eles entendem por serem jovens. Como artistas, acho que tem muito que podemos trocar.

Você assiste a bandas jovens com frequência?

Matsuoka: Não tenho muita chance, mas eu quero.

Duas vezes nesse ano suas músicas foram regravadas nos álbuns CRUSH pelas bandas de visual kei Doremidan e Annie's Black. O que você acha deles?

Matsuoka: Acho que deve ter sido realmente difícil rearranjá-las! Mas soa como eles - como a imagem que eles têm do SOPHIA. Não tenho qualquer problema com covers. Eles ficaram muito legais.

O SOPHIA recentemente regravou uma música também, Hymne à l'Amour de Edith Piaf, mas se pudesse fazer outro cover, o que gostariam de fazer?

Matsuoka: Na verdade, eu fiz cover de vários artistas japoneses antigos como BOOWY, o "Rei das bandas japonesas" ou Checkers, Hideki Saijou, Kai Yoshihiko, Kondou Masahiko da Johnny's. Há muitos que eu já fiz e muitos que quero fazer de agora em diante.

Qual é o que você mais quer fazer?

Matsuoka: Há tantos que não posso escolher, mas eu vou definitivamente fazer outro, assim eu o anunciarei então.

Vamos esperar ansiosamente por isso. O SOPHIA foi a América em 2010. Como foi isso?

Matsuoka: Anime Expo? Foi muito divertido. NOKIA Theatre é uma lenda, o Hall da Fama do rock. Adorava Michael Jackson e eu soube que antes dele morrer, ele faltou um ensaio para sua última turnê mundial para se apresentar lá, então me senti honrado de subir naquele palco, e as pessoas que se juntaram lá eram otakus de anime americanos que não sabiam nada sobre o SOPHIA. "Huh? Quem são esses?" Eles não faziam a menor ideia. Todos disseram "Quem são esses? Rock japonês? Não gosto disso."

Esse sentimento mudou?

Matsuoka: Ahhh. No momento em que cantei, todos subitamente perguntaram: "Que banda é essa? Como se chama?" "Wow! Eles são tão bons!" Fiquei extremamente feliz.

Tendo assistido agora a pouco a apresentação de vocês, acredito que tenham esse poder.

Matsuoka: Foi divertido. Muito divertido.

Bem, voltando ao tópico, há um artista estrangeiro que você queira fazer cover?

Matsuoka: Alguém que eu quero fazer cover? Hmmm...

Você parece muito feliz pensando nisso.

Matsuoka: Há tantos, mas eu acho que um dia quero fazer cover de David Bowie.

Se você puder se apresentar no exterior novamente, onde você mais gostaria de ir?

Matsuoka: Agora? Taiwan. Os taiwaneses são bastante solidários e mandaram muito amor ao Japão depois do Terremoto em Tohoku. Quero responder a isso. Quero dizer obrigado. Bem, artistas japoneses tem ido, mas eu quero ir também. Já estivemos antes, mas eu quero ir agora para dizer obrigado.

O que está rolando para o SOPHIA agora?

Matsuoka: Claro que vamos continuar a nos apresentar no Japão, mas como eu disse, queremos ir ao exterior. Queremos passar todos os tipos de mensagens aos estrangeiros. Não precisa ser um show grande, ou um bom negócio, só queremos ir ao exterior. Há muito de valor. Como vocês nasceram em um ambiente diferente, nós acabamos sendo trazidos para o Japão. Por sorte, pessoas de Osaka, Tóquio e Nagoya se tornaram o SOPHIA, mas há a possibilidade de se encontrar todos os tipos de pessoas. Então, pela música, mesmo que haja uma parede de palavras, a música será entendida. É o que eu acredito.

Por fim, uma mensagem para os leitores do JaME, por favor.

Matsuoka: Acho que as pessoas lendo isso já são pessoas que tem interesse no visual kei japonês e interesse a música dessa nova era, mas ainda há muito, muito mais coisas interessantes no Japão, então, por favor, "olhem. Não me esqueçam."
ANúNCIO

Artistas relacionados

Eventos relacionados

Data Evento Local
  
23/10/20112011-10-23
Show
Administrator, Aliene Ma'riage, BORN, D=OUT, DaizyStripper, DEAD END, girugamesh, Golden Bomber, HERO, Kyary Pamyu Pamyu, LM.C, lynch., Matenrou Opera, Mix Speaker's,Inc., MUCC, Piko, SCREW, SOPHIA, SuG, Versailles, vistlip, ViViD, YELLOW FRIED CHICKENz
Saitama Super Arena
Saitama
Japão

V-ROCK FESTIVAL '11

V-ROCK FESTIVAL 2011 – Palcos Rose e Moon © V-ROCK FESTIVAL 2011

Cobertura

V-ROCK FESTIVAL 2011 – Palcos Rose e Moon

Eis aqui o que aconteceu no palco principal do Saitama Super Arena, onde os fãs correram de um lado (Palco Rose) a outro (Palco Moon) para captar o máximo possível de boa música.

Entrevista com Matsuoka Mitsuru do SOPHIA no V-ROCK FESTIVAL © SOPHIA - V-ROCK FESTIVAL

Entrevista

Entrevista com Matsuoka Mitsuru do SOPHIA no V-ROCK FESTIVAL

O JaME entrevistou o vocalista do SOPHIA no V-ROCK FESTIVAL onde ele revelou a determinação profunda da banda de aproveitar o presente e seu sonho de continuar tocando no exterior assim como no Japão.

V-ROCK FESTIVAL 2011 – Palcos White e Rainbow © V-ROCK FESTIVAL 2011

Cobertura

V-ROCK FESTIVAL 2011 – Palcos White e Rainbow

Os dois palcos menores do V-ROCK FESTIVAL 2011 exibiram performances de BORN, Kyary Pamyu Pamyu, Matenrou Opera, SCREW, DaizyStripper, DEAD END, lynch., e muito mais representações de visual kei.

Entrevista com o BORN no V-ROCK FESTIVAL © BORN - V-ROCK FESTIVAL

Entrevista

Entrevista com o BORN no V-ROCK FESTIVAL

Antes de sua apresentação nos EUA, o BORN falou sobre as mudanças que a banda vem atravessando e mais.

Entrevista com o SuG no V-ROCK FESTIVAL ‘11 © SuG - PS COMPANY Co.,Ltd. - V-ROCK FESTIVAL

Entrevista

Entrevista com o SuG no V-ROCK FESTIVAL ‘11

Antes de sua apresentação no mega-evento V-ROCK FESTIVAL ’11, o SuG se sentou conosco para uma entrevista.

V-ROCK FESTIVAL '11 – Comentários em Vídeo © Backstage Project

Informação

V-ROCK FESTIVAL '11 – Comentários em Vídeo

Antes do V-ROCK Festival, Golden Bomber, LM.C, Piko, vistlip, YELLOW FRIED CHICKENZ e MUCC gravaram comentários em vídeo.

Novos artistas confirmados para o V-ROCK FESTIVAL '11 © Backstage Project

Notícias

Novos artistas confirmados para o V-ROCK FESTIVAL '11

Mais artistas foram confirmados para se apresentar no V-ROCK FESTIVAL '11.

Maiores informações sobre o V-ROCK FESTIVAL '11 © Backstage Project

Notícias

Maiores informações sobre o V-ROCK FESTIVAL '11

Maiores informações foram reveladas quanto ao próximo V-ROCK FESTIVAL '11.

Anunciado o V-ROCK FESTIVAL 2011 © Backstage Project

Notícias

Anunciado o V-ROCK FESTIVAL 2011

Agora, uma segunda edição do V-ROCK FESTIVAL foi anunciada para 2011. Em breve mais detalhes serão divulgados.

ANúNCIO