Especial

Biografia Especial: D'espairsRay – Parte 2

08/10/2009 2009-10-08 16:18:00 JaME Autor: Jasy & Yamiko Tradução: Hikari

Biografia Especial: D'espairsRay – Parte 2

Continuamos com o período de 2006 até os dias atuais na segunda parte da história do D’espairsRay.


© D'espairsRay
Parte 2 – 2006 a 2009

2006

Everyday is Halloween, no dia 8 de janeiro de 2006 no Shibuya O-EAST, deu início a um novo ano, um novo logo e uma nova temporada de shows para o D’espairsRay. No show, HIZUMI e Karyu exibiam máscaras sinistras e o amado chapéu vermelho do guitarrista – combinando com o tema “Halloween”. Os faz europeus marcaram em seus calendários o dia 13 do mesmo mês, quando o álbum da banda foi lançado em seus países.

No dia 5 de janeiro eles se apresentaram no SHOCK WAVE 2006 1st STAGE, no Shinkiba STUDIO COAST, junto com as bandas Nightmare, Phantasmagoria, ayabie e D, e cativaram as massas.

Na turnê americana Global Infection, eles se apresentaram no The AVALON, em Nova York, no dia 23 de fevereiro, e três dias depois no MEGACON, em Orlando, Flórida. Enquanto isso, sua gravadora no Japão trabalhava na edição de filmagens feitas pelos próprios membros no ano anterior. O trabalho completo foi lançado, após um adiamento, no dia 8 de março, como um documentário de turnê no DVD The World Outside The Cage. Várias entrevistas individuais, material de backstage e mais deram uma visão única ao mundo do D’espairsRay. Na época do lançamento, os trabalhos para um novo single seguiam a todo vapor, porém, antes do lançamento chegar às lojas, sua Live Tour 2006 -[PIG] headed- aconteceu com muita agitação. A razão para o escândalo foi a cabeça de orço gigante escolhida como logo da turnê. Os críticos acharam que os músicos queriam comparar seus fãs a porcos, mas tudo se referia aos próprios membros, conforme explicaram Karyu e TSUKASA. Depois do mal entendido, no dia 5 de abril, o novo trabalho com elementos pop rock, Kogoeru Yoru ni Saita Hana, chegou às lojas. A turnê continuava durante o lançamento das duas versões (que se diferenciavam apenas na cor, na presença de um card e no CD extra). A turnê terminou em 15 de abril no LAFORET MUSEUM ROPPONGI. O som do single foi tão chocante para os fãs antigos que alguns deixaram de ouvir a banda, porém, isso também fez com que o D’espairsRay ganhasse uma nova leva de seguidores. Até mesmo seu visual mudou bastante, com roupas brancas substituindo o couro escuro.

Um pequeno revival aconteceu na metade de maio: D’espairsRay e kagerou se reuniram para reviver a turnê Ryuugai no kannou em três shows, dessa vez com uma pequena adição ao nome (a turnê, que durou de 16 a 21 de maio, foi intitulada Ryuugai no kannou sono ni) e com o TRASH LIGHT VISION como banda convidada. O último show aconteceu no Shibuya O-EAST, onde as três bandas mostraram a que vieram. Os fãs nos Estados Unidos não perceberam a mudança no visual nos três shows que a banda fez no país em junho, pois os membros já usavam o visual de sua turnê de verão japonesa – mais uma vez o preto casual. Finalmente o D’espairsRay se apresentou no famoso clube CBGB, em Nova York, fechado pouco tempo depois do show. No verão, a estação do ano mais odiada pela banda, eles usaram o casual jeans preto e coletes. Além disso, se mudaram da SWEET-CHILD para a Sword Records, e sua turnê [LIQUIDIZE] -Yuugousuru Taion- já esperava para começar.

A turnê começou no dia 27 de julho, no Shibuya O-WEST. No mercahndise estava sendo vendido o photo book da banda, que incluía um CD com a faixa Closer to ideal, e, entre 3 e 5 de agosto, o D’espairsRay se apresentou em um dos maiores festivais de metal do mundo, o WACKEN OPEN AIR, na Alemanha. A ressonância de sua apresentação foi tão grande que não demorou para uma turnê européia ser anunciada: ela aconteceria algum tempo depois, já que eles ainda estavam na metade da turnê [LIQUIDIZE]. Os últimos shows aconteceram nos dias 8 e 9 de setembro no LIQUIDROOM ebisu e, pelo dia 9 ser o aniversário da banda, os fãs, primeiramente, ganharam um encore, e depois um show curto gratuito no Shibuya BOXX.

O esperado fã clube do D’espairsRay, [un]Beautiful, foi aberto em outubro, e, até dezembro, todos podiam acessar o site especial de graça.Depois disso, era necessário ser um membro para acessar o site e obter diversos outros privilégios. A banda manteve sua promessa e, no dia 10 de novembro, deu início à sua primeira turnê européia extensa na Holanda. A Alemanha foi o país que mais ganhou: seis shows, além de um na Suíça. Eles passaram quase o mês inteiro viajando pela Europa, passando pela primeira vez pela Grã-Bretanha, Itália, Finlândia e Dinamarca. Antes do início da turnê, a banda passou algum tempo em estúdio, trabalhando em suas próximas músicas. No dia 20 de dezembro foi lançado, em DVD, o último show de sua turnê, [LIQUIDIZE], e até mesmo o pequeno show adicional ganhou algum espaço. O ano terminou com o show LIVE 2006 FINAL-Closer to ideal-, no dia 16 de dezembro no Yokohama BLITZ.

2007

No início do ano, o D’espairsRay se manteve completamente ocupado no estúdio e na gravação do PV de Squall, além de um novo álbum, e seu MySpace oficial foi inaugurado no dia 20 de janeiro. As gravações ameaçaram ficar mais longas do que o esperado, e era possível que eles tivessem que adiar o lançamento. A banda fez uma pausa no dia 4 de fevereiro para sua apresentação no anual independence-D 2007, mas logo em seguida voltaram ao estúdio e terminaram as gravações a tempo, e Squall foi lançado no dia 14 de março. Pela primeira vez foi dada grande importância à relação entre música e letra. Karyu tirou a inspiração para a melancólica canção de uma carta. O single também foi o primeiro no qual a tracklist da edição limitada diferia da regular: enquanto a limitada trazia o PV de Squall em seu DVD, a regular trazia a balada Screen.

Logo depois eles deram os toques finais de MIRROR, seu segundo álbum, lançado no dia 11 de abril, cuja faixa MIЯROR foi escolhida como novo símbolo do D’espairsRay. Ao mesmo tempo, a banda deu início a mais uma turnê, Spiral Staircase#15, o começo da temporada de turnês de 2007. No dia 13 de abril o DVD [LIQUIDIZE] -Yuugousuru Taion- foi lançado na Alemanha.

O primeiro show da turnê de primavera foi limitado aos membros do fã clube, quando eles puderam obter a primeira edição do novo álbum. O título da turnê indica que cada casa de shows corresponde a um degrau. No dia 15 de maio eles chegaram ao 15° e último degrau, e se apresentaram com um one-man pela primeira vez no SHIBUYA-AX. Dessa vez tudo estava preparado para a turnê, e eles admitiram logo após o show que gostariam de se apresentar na casa mais uma vez.

Ainda no mesmo mês, o destilo levou o D’espairsRay e diversos outros artistas a Los Angeles, onde eles se apresentaram no J-Rock Revolution Festival, no dia 26. Esse foi o aquecimento perfeito para a Europa, que pôde usufruir do lançamento de MIRROR (com extras) no dia 22 de junho e de uma pequena turnê a partir do 29. Além de Espanha e Suécia, a banda se apresentou em dois festivais na Finlândia: o TUSKA OPEN AIR 2007, em Helsinki, no dia primeiro de julho e no RUISROCK 2007, em Turku, no dia 7. Uma grande cobertura da mídia sobre os shows finlandeses rendeu ainda mais popularidade à banda.

Quando agosto chegou, um sonho de ZERO que teve de ser adiado por muito tempo finalmente aconteceu: um show com Mana e sua banda, Moi dix Mois. O evento recebeu o nome de Dark Sanctuary e eles conseguiram novos manias nesse dia no Shibuya O-EAST. Para aqueles que perderam o último show da turnê de primavera, uma alternativa chegou no dia 5 de setembro: o DVD com as gravações do show foi lançado com vários extras. Apenas alguns dias depois, teve início a turnê seguinte da banda, Spiral Staircase: Break the MIRROR?.

No primeiro show da turnê, que aconteceu no oitavo aniversário da banda, outro presente foi dado aos fãs. No ano anterior havia sido um show gratuito, e agora a banda trazia uma apresentação acústica no encore. Karyu tocou violão, e TSUKASA ficou com os bongôs. O último show aconteceu no dia 23 de outubro no Kawasaki CLUB CITTA’, mas os fãs queriam mais. Logo o D’espairsRay deu início a uma curta turnê de inverno, a Spiral Staircase Outflies, que terminou em 30 de dezembro no Yokohama BLITZ. Essa foi a segunda vez em que a banda terminou uma turnê naquela casa de shows.

2008

Na primavera de 2008 corriam as gravações de um novo single, mas a banda teve de interrompê-las diversas vezes, para sua participação no stylish wave ILLUSION’08, no final de janeiro, e para shows próprios nos dias 15 e 21 de fevereiro, antecipando o grande evento americano: sua participação na turnê ROCKSTAR taste of CHAOS 2008.

Junto com MUCC e the Underneath eles viajaram pelos Estados Unidos com o festival de 29 de fevereiro a 15 de abril, como primeiras bandas japonesas a alcançarem tal feito. Na metade de março, seus fãs americanos finalmente puderam comprar seu mais recente álbum e DVD, lançados pela J-SHOCK RECORDS. Apesar do sucesso nos Estados Unidos, os músicos mantiveram seus pés no chão – semanas cansativas se passavam, apesar de haver uma festa em algum lugar todas as noites, nas quais era possível que eles se aproximassem dos colegas japoneses e americanos. Durante os quase dois meses de turnê, TSUKASA e Karyu coletaram diversas impressões que compensariam no final.

De volta ao Japão, as gravações retornaram junto com os preparativos para mais um grande evento e uma pequena turnê. Para sua apresentação no hide Memorial Summit, em 4 de maio, eles usaram roupas brancas casuais e apresentaram ao público sua nova música, BRILLIANT, lançada como single duas semanas depois. Depois de dois eventos positivos, a banda deu início a uma nova turnê, a ROCKST☆R taste of Chocolate, que começou em 17 de maio e terminou em dois shows no Akasaka BLITZ, em 31 de maio e primeiro de junho, consistindo de apenas quatro shows. Karyu queria ter a frase “Rockstar taste of Ch*” no título de uma turnê, e eles acabaram optando por “Chocolate”. Seu novo logo comemorou essa fase.

Antes do verão começar oficialmente, o D’espairsRay tocou ao lado do MUCC e Plastic Tree em um show especial no Akasaka BLITZ, para comemorar o quinto aniversário da loja Like an Edison. A turnê americana na primavera teve outro efeito positivo sobre as três bandas japonesas participantes: no dia 14 de junho elas subiram juntas ao palco mais uma vez em um evento intitulado American Syndrome.

Outros eventos se seguiram em junho e julho: no dia 29 de junho eles se apresentaram em um show especial organizado pela cadeia de lojas Like an Edison e, de 14 a 23 de julho, tocaram com o 12012 na turnê V Kei Times supported by Pia, passando por Osaka, Nagoya e Tóquio. Em agosto a banda lançou seu segundo single no ano, KAMIKAZE. O lançamento veio em duas versões: a limitada, com um DVD que trazia gravações do show de 10 de abril, no Long Beach Arena, como parte da turnê taste of CHAOS, e a regular, com uma faixa bônus. A faixa-título foi usada como tema de encerramento da produção “Ranku oukoku”, da TBS Kei TV, em agosto e setembro, portanto não é uma surpresa ver imagens da produção no PV. Dois dias após o lançamento teve início a turnê 88-99 (por trás dos números se escondem as datas de início e término da turnê, e os números também simbolizam os anos 8 e 9, ligando os dois anos), que terminou no dia 9 de setembro no SHIBUYA-AX.

Naquele dia eles também comemoraram seu 9° aniversário, e os fãs puderam assistir ao History Medley, com músicas de todas as épocas da banda, e, no segundo encore, algo muito especial: uma troca de papéis dos tempos do ANIMAL MANIA. Assim, o vocalista HIZUMI ficou com o baixo, ZERO com a guitarra, Karyu na bateria e TSUKASA nos vocais. Horas de preparação foram necessárias para refrescar habilidades enferrujadas. Apenas TSUKASA pôde relaxar com duas semanas de estudos.

Além das gravações de novas músicas e de um novo PV, que terminaram no final de outubro, a banda teve outros eventos em novembro: no dia 16 eles se apresentaram no TOKYO CHAOS junto com outras bandas e, no dia 21, no NACK 5 20th com o Vidoll. No dia 3 de dezembro foi lançado o single HORIZON, que chegou à 4ª posição no raking independente da Oricon trazendo um som pop rock positivo, mais forte do que em BRILLIANT. A faixa título foi usada, em dezembro, como tema de abertura da produção de TV “MUSIC B.B.”. Antes de KAMIKAZE, nenhuma música do D’espairsRay havia sido usada na televisão, e, de repente, duas jás estavam em diferentes programas. O single chegou às lojas em duas versões, a limitada, com o PV, e a regular, com a versão acústica de Yami ni furu kiseki -Classical White Ver.- como faixa bônus. A banda deu início à última turnê do ano, TOUR 2008 FINAL ROAD to BLITZ, três dias após o lançamento. O último show aconteceu no Yokohama BLITZ, no dia 30 de dezembro, algo que se tornou uma tradição. Mas o ano ainda não havia terminado, e um último ponto alto ainda aguardava: sua participação no Over The Edge 2008 no C.C.Lemon Hall, junto com o MUCC e diversos outros artistas, em um evento que começou na noite de 31 de dezembro e seguiu até a manhã de primeiro de janeiro de 2009.

2009

A banda já havia planejado muito para o novo ano. Ainda em 2008, algumas sugestões sobre se tornar major haviam sido feitas, mas isso veio a se concretizar em janeiro, quando o terceiro álbum da banda foi anunciado pela Delicious Deli Records, outra sub-gravadora da Universal. A nova gravadora foi criada pela Universal para dar a artistas populares em outros países - como é o caso, também, do Uchusentai NOIZ - uma nova plataforma. Assim, ela foi designada imediatamente como gravadora major. Mais de nove anos se passaram até que o D’espairsRay desse esse passo. Devido às apresentações em outros países e seu sucesso nos mesmos, eles ganharam confiança suficiente para arriscar.

Na primavera, a banda dedicou muito de seu tempo nas novas gravações do álbum, e o trabalho final foi lançado, após um adiamento, no dia 11 de março, com o título REDEEMER e duas versões. O nome se refere aos próprios músicos, e não, como suporto por diversas fontes, à salvação de todo o mundo musical japonês. O álbum é cheio de itens que a banda diz serem muito importantes e amados – coisas que significam muito para eles. A faixa título foi escolhida, e seu PV foi lançado na versão limitada do álbum, com um som mais metal do que pop rock. O álbum chegou à 39ª posição nos rankings major e provou ter grande versatilidade. Ao longo de nove anos e meio, os membros se redescobriram constantemente e mostraram várias faces únicas. Isso é ainda mais especial quando se lembra de que eles passaram por tantas mudanças sem qualquer alteração na formação da banda, uma prova de seu forte espírito de equipe e da confiança mútua entre os membros. Eles seguirão seu caminho juntos no futuro e continuarão se redescobrindo. Como vivem afirmando, uma mudança na formação não é uma possibilidade e eles prefeririam considerar uma separação.

A turnê promocional do álbum, PSYCHEDELIC PARADE, começou no fim do mês com três shows para os membros do fã clube. A turnê para os fãs de fora do fã clube começou no dia primeiro de abril, mas o show em Sendai, que aconteceria nos dias seguintes, foi adiado. HIZUMI havia contraído uma forte gripe e teve de ir para o hospital em Tóquio. Dois dias depois a turnê continuou como agendado. O dia 27 de maio foi escolhido como data alternativa para os fãs de Sendai. TSUKAS pôde ter uma boa experiência durante a turnê: no dia 17 de maio a banda fez seu primeiro show one-man na cidade natal do baterista, Yamagata. O último show aconteceu no dia 31 de maio, pela primeira vez no Shinkiba STUDIO COAST. Durante a após a turnê, a banda já começou a gravar novas músicas.

Os fãs europeus já aguardavam a banda para uma nova visita, ainda que eles estivessem ocupados com a turnê japonesa, já que foi anunciado pela Gekidou Tours / Weird World (as turnês anteriores eram organizadas pela Twisted Talent) a PSYCHEDELIC PARADE in EUROPE 2009, em julho. Os shows tiveram início no dia 10 de julho, e o D’espairsRay passou pela França, Espanha, Polônia, Alemanha e Grã-Bretanha. Além disso, a banda também se apresentou pela primeira vez em Moscou, Rússia, no dia 26 do mesmo mês. A banda também inaugurou seu canal no YouTube, o “Maniac TV”, no qual eles dão alguns depoimentos curtos antes das apresentações. Três dias após o início da turnê, REDEEMER foi lançado na Grã-Bretanha pela Spinefarm Records e, no dia 28 de julho, os americanos puderam desfrutar do mesmo lançamento, pela Hip-O Records.

A popularidade do D’espairsRay continua crescendo, tanto no Japão como em outros países. Por anos isso vem sendo apoiado por aparições o rádio, televisão e em revistas japonesas especializadas, como FOOL’S MATE, SHOXX, H’evn, Zy., Cure e mais. Na SHOXX os membros participam de uma coluna mensal desde a edição 113, de julho de 2002, intitulada “Mania no nozokiana” e que lida com diversos temas. Os quatro se revezam para escrever. Até mesmo em países como a Alemanha eles podem ser encontrados em revistas, como a BRAVO, POPCORN, Orkus, Gothic, Peach, AnimaniA or Rockoon.

Sua nova turnê de verão, WAKE UP! COUNTDOWN STARTS #9, começou em agosto. Ela começou com um show para o fã clube no dia 3 de agosto no Takadanobaba AREA, e contou ainda com a participação da banda nos eventos MATCH UP’09 -SUMMER SERIES-, no dia 9 de agosto, com o abingdon boys school e MUCC no JCB Hall, e no FM OSAKA “BUZZ ROCK” presents NATSU BUZZ, no dia 21 no Osaka Nanba Hatch. A turnê terminou no dia 30 de agosto, no HEAVEN’S ROCK Saitama Shintoshin VJ-3. Por 2009 ser o ano em que o D’espairsRay comemora seu 10º aniversário, a banda preparou algo muito especial: no dia 9 de setembro, eles não apenas lançaram o single comemorativo FINAL CALL em três edições, mas também fizeram um show gratuito. A versão A do single trouxe um documentário sobre a turnê PSYCHEDELIC PARADE in EUROPE. Além disso, o dia primeiro de outubro foi escolhido para um show de aniversário no C.C.Lemon Hall.

No dia 24 de outubro a banda participa do V-ROCK FESTIVAL, onde se apresentarão com artistas do Oriente e Ocidente como Versailles -Philharmonic Quintet-, D e Marilyn Manson.

A história do D’espairsRay não chegou ao fim. Nós esperamos que vocês tenham descoberto mais sobre a banda, sua história e seu desenvolvimento através destes textos. Assim, há apenas mais uma coisa a dizer: feliz aniversário, D’espairsRay!


Na próxima parte, responderemos à seguinte questão:o que seria dessa banda sem seus membros? Algo completamente diferente. Na conclusão dessa série, nós apresentamos os quatro membros do D’espairsRay!
ANúNCIO

Galeria

Artistas relacionados

Lançamentos relacionados

Documentário DVD 2006-03-08 2006-03-08
D'espairsRay
Single CD 2006-04-05 2006-04-05
D'espairsRay
Show DVD 2006-12-20 2006-12-20
D'espairsRay
Single CD + DVD 2007-03-14 2007-03-14
D'espairsRay
Álbum CD 2007-04-11 2007-04-11
D'espairsRay
Show DVD 2007-09-05 2007-09-05
D'espairsRay
Single CD 2008-05-14 2008-05-14
D'espairsRay
Single CD 2008-08-06 2008-08-06
D'espairsRay
Single CD + DVD 2008-12-03 2008-12-03
D'espairsRay
Álbum CD + DVD 2009-03-11 2009-03-11
D'espairsRay
Single CD + DVD 2009-09-09 2009-09-09
D'espairsRay

Biografia Especial: D'espairsRay

Biografia Especial: D'espairsRay – Parte 3 © D'espairsRay

Especial

Biografia Especial: D'espairsRay – Parte 3

Na terceira e última parte desse especial, nós fazemos uma breve apresentação dos quatro membros.

Biografia Especial: D'espairsRay – Parte  2 © D'espairsRay

Especial

Biografia Especial: D'espairsRay – Parte 2

Continuamos com o período de 2006 até os dias atuais na segunda parte da história do D’espairsRay.

Biografia Especial: D'espairsRay – Parte 1 © D'espairsRay

Especial

Biografia Especial: D'espairsRay – Parte 1

Nós apresentamos um “pequeno” especial em três partes em comemoração ao décimo aniversário do D’espairsRay. Começamos com os seis primeiros anos.

ANúNCIO