Cobertura

L'Arc~en~Ciel - TOUR 2008 L'7~Trans ASIA via PARIS~

25/09/2008 2008-09-25 12:00:00 JaME Autor: FoX Tradução: R.

L'Arc~en~Ciel - TOUR 2008 L'7~Trans ASIA via PARIS~

Live report do show do L'Arc~en~Ciel no Zénith em Paris.


© Sony Music Entertainment (Japan) Inc.
Há alguns anos trás, quem imaginaria que um evento como o L'Arc~en~Ciel tocando no Zénith em Paris podia ser possível? Mas, como prova da paixão de um público que cresce cada vez mais, de todas as idades e nacionalidades, esse sonho se tornou realidade em 9 de Maio de 2008. Uma das bandas de rock japonês mais populares, pelo menos no exterior, agendou essa única data fora da Ásia e escolheu a capital francesa como seu destino. O Zénith estava totalmente lotado enquanto fãs esperavam fervorosamente pela banda. Eles tocariam apenas as músicas de seu mais novo álbum? Seria um show curto? Eles tocariam apenas o mínimo para satisfazerem o público? Tantas perguntas passavam pela cabeça dos fãs, e logo, todas elas seriam respondidas.

Depois que os portões abriram as19h00, a maioria do público foi direto até a tenda de merchandising. Entretanto, como é comum, os itens eram um pouco caros. Os espectadores começaram a se acomodar pouco a pouco nos degraus e na pista, e ao contrario do que algumas pessoas pensavam, a casa estava lotada. O fato de só haver uma única data na Europa atraiu pessoas de todas as partes do mundo. No mesmo público haviam mexicanos e brasileiros, demonstrando a popularidade mundial do L'Arc~en~Ciel no mundo da música. Nesse ambiente agradável, as luzes diminuíram e uma enorme cortina decorada com o logo da turnê apareceu junto das silhuetas da banda.

A cortina caiu e o que parecia ser apenas um sonho há apenas alguns minutos finalmente se tornou realidade. A banda começou o show com Get out from the shell -asian version-, tirada do álbum REAL, seguida da famosíssima Driver's High, que apresentou a música da banda à milhares de pessoas graças ao anime "GTO". Pela primeira vez na Europa, uma banda japonesa fez um show realmente bem produzido. Você podia sentir o poder e a notoriedade do grupo através dos grandes lençóis que caiam do teto atrás de yukihiro, mas também graças às duas telas gigantes colocadas nos lados do palco mostrando o show, que estava sendo televisionado - e exibido nos cinemas - no Japão. Pela primeira vez, o preço dos ingressos era completamente justificável, aqui investido na decoração e nas telas.

A banda parecia genuinamente feliz de estar ali e, ao contrario de várias outras bandas japonesas, eles fizeram um esforço para se comunicar com o público inteiramente em francês. Foi surpreendente quando hyde começou a entoar: "Sautez, sautez!" (Pulem, pulem!) ou, mais formal: "ça va?" (como estão vocês?) e "bonjour", como também: "je vous aime les parisiennes" (Parisienses, eu amo vocês); Mas os outros membros da banda também contribuíram para o show, por exemplo o discurso de ken em sua visita à França e suas especialidades culinárias ou quando tetsu jogou uma banana para o público, gritando: "vous aimez les bananes?" (Vocês gostam de bananas?). Até mesmo yukihiro disse algumas palavras. Foi muito gostoso ver essa comunicação, tanto para os fãs quanto para a banda, que estava muito feliz em agradar a platéia.

E apesar de tudo o que o quarteto ofereceu para os fãs, ainda existiam aqueles que insistiam em tirar fotos do show, algo totalmente proibido. É essencial que certas pessoas prestem atenção e respeitem essas regras, que existem por um motivo já que a banda pode se ofender com isso, algo que pode trazer más conseqüências no futuro.

Os membros simplesmente transbordavam carisma e você podia sentir uma forte presença em seus gestos e no jeito em que eles tocavam no palco. Talvez foi o tamanho da casa - pisando nos degraus, os fãs tinham uma ótima visão, o que fez parecer como se a banda estivesse muito próxima de seu público. Apesar de tetsu ficar mais reservado, tocando mas não ousando ir em direção ao público, a performance de ken, sempre com seu cigarro na boca, foi incrível. Nenhuma nota errada. Você podia notar que ele tinha praticado muito para dar o seu máximo no show. O guitarrista posou e brincou com o público e com as câmeras, caminhando enquanto mandava riffs e solos com uma classe inigualável. Também é preciso ser dito que com yukihiro e o ritmo perfeito do baixo de tetsu, que foi um espetáculo impressionante naquela noite, não era difícil tocar. Todos os instrumentos cumpriram seu papel perfeitamente, deixando hyde completamente livre para se expressar.

Poucos cantores - e menos ainda entre aqueles que vieram do Japão para a França - podem se gabar de ter total controle do palco e cativar o público do mesmo jeito de hyde. Voando de um lado para o outro no palco, dançando e conversando com os fãs, hyde era o perfeito showman, tudo isso sem comprometer sua voz ou errar alguma nota. Sua voz era tão bonita ao vivo quanto no CD, seja qual fosse a música e apesar de sua voz ter evoluído nesses quinze anos, foi tudo perfeito. Até mesmo quando ele pegou emprestada a guitarra de ken e trocaram de lugar, ele foi sempre impecável.

O show foi longo - muito longo - mas o tempo passou rapidamente. Tivemos um susto quando ken se machucou e a banda deixou o palco. O público ficou preocupado por um momento, mas dez minutos depois, o L'Arc~en~Ciel retornou como se nada tivesse acontecido e continuou o show. Incluindo os dois bis, eles tocaram vinte música, com mais de duas horas de show. A banda passou por toda sua discografia, sem esquecer de seu último álbum. Eles tocaram seu mais novo single, DRINK IT DOWN, e outras músicas, incluindo MY HEART DRAWS A DREAM, My Dear e Forbidden lover.

E não podemos ignorar os maiores hits da banda como Daybreak's Bell, SEVENTH HEAVEN ou READY STEADY GO. Na verdade, eles não tocar uma única música ruim. É claro que com uma discografia tão vasta não foi possível tocar todas as músicas, mas foi uma pena que eles não tocaram C'est la vie, BLURRY EYES.

Mas não há dúvidas que o show do L'Arc~en~Ciel de 9 de Maio entrará para a história como um triunfo da música japonesa na França. A banda deu uma demonstração impressionante, tanto visual quanto musicalmente, algo que irá marcar a memória de todos que estavam presentes. Apoiados por uma platéia entusiasmada, o L'Arc~en~Ciel surpreendeu, entreteve e também se divertiu e nós esperamos ansiosos por sua próxima visita à França.


Set list:

01. Get out from the shell -asian version-
02. Driver's High
03. Killing Me
04. DRINK IT DOWN
05. Daybreak's Bell
06. Winter fall
07. Kasou
08. My Dear
09. Forbidden lover
10. MY HEART DRAWS A DREAM
11. Caress of Venus
12. REVELATION
13. SEVENTH HEAVEN
14. Pretty girl
15. STAY AWAY
16. READY STEADY GO
17. NEO UNIVERSE
18. HONEY
19. Link
20. Anata
ANúNCIO

Galeria

L'Arc~en~Ciel na França

L'Arc~en~Ciel - TOUR 2008 L'7~Trans ASIA via PARIS~ © Sony Music Entertainment (Japan) Inc.

Cobertura

L'Arc~en~Ciel - TOUR 2008 L'7~Trans ASIA via PARIS~

Live report do show do L'Arc~en~Ciel no Zénith em Paris.

ANúNCIO