Entrevista

Yoshiki, o convidado de honra da Otakon 2006

30/09/2006 2006-09-30 12:00:00 JaME Autor: Ambrosia Tradução: < Ganesa >

Yoshiki, o convidado de honra da Otakon 2006

Entrevista exclusiva com Yoshiki no terceiro e último dia da Otakon 2006, 6 de agosto, em Baltimore, Maryland.


© YOSHIKI
Mesmo sem ter se apresentado, Yoshiki deu à Otakon (evento de anime que acontece em Baltimore, Maryland, EUA) desse ano a honra de sua presença como convidado musical. No evento, Yoshiki participou de uma coletiva com fãs e uma sessão de autógrafos.

Em primeiro lugar, muito obrigado por esse encontro conosco. É uma honra conhecê-lo pessoalmente.

Yoshiki: (reverencia) Obrigado.

Você mencionou no seu blog no MySpace que estava trabalhando em alguns projetos de anime/filmes tipo "A Rosa de Versailles". Poderia nos contar alguma coisa sobre esses projetos ou qualquer coisa relacionada a animes em que você esteja trabalhando?

Yoshiki: Sim, isso mesmo.

Poderia explicar melhor, por favor?

Yoshiki: Ok. É bem interessante, na verdade. Se trata de uma animação japonesa que me pediram para fazer a trilha sonora. Não me disseram nada exatamente, simplesmente perguntaram "Você pode fazer?". Perguntei que tipo de música seria ou que direção deveria tomar e me responderam "Como você quiser fazer". Eu fiquei "Que?". Perguntei também se seria em japonês ou inglês, preferiam inglês. Quis saber por que e disseram que pretendiam lançar também no exterior, não só no Japão. Achei interessante.

Ontem na coletiva com os fãs você disse que estava pensando em montar uma banda com o Gackt. Pode nos dar alguma informação a respeito? Alguma novidade?

Yoshiki: Bom, nós falamos sobre isso há vários anos, não sei. Só achava que não estava nunca no momento oportuno, nunca estava preparado pra isso. Então, nos últimos meses, voltamos a falar no assunto já dizendo "Ok, vamos fazer."

E para quando podemos esperar algo gravado/lançado?

Yoshiki: Eu diria que no mínimo no começo do ano que vem. Provavelmente daqui a um ano.

Você foi visto na noite passada, nos shows da Nana Kitade e do MUCC. Como foi assistir às performances deles?

Yoshiki: Não, só vi o MUCC. Vi o HYDE em Los Angeles também.

O que achou dos shows do MUCC e do HYDE, então?

Yoshiki: Muito bons. Também fiquei impressionado com a reação dos fãs americanos. Sei lá, eles são tão entusiasmados (risos).

Você esperava que o MUCC e o HYDE tivessem tantos fãs aqui?

Yoshiki: Sim, eu sabia que as coisas andavam assim, mas é que quando você VÊ, fica tipo "Uau!".

Em outras palavras, você viu a coisa de outra perspectiva?

Yoshiki: Exato.

O que você acha do sucesso que artistas japoneses estão fazendo na Europa e nos Estados Unidos? Você acredita que o sucesso está vindo mais fácil agora do que, digamos, dez anos atrás?

Yoshiki: Eu diria que a responsável por isso é a música. Qualquer coisa que seja simplesmente moda, acaba morrendo logo. Pode ser que as coisas estejam melhor para as bandas japonesas agora, mas não creio que vá durar se a música não for boa. Sim, eles estão favorecidos pelo momento atual, mas continuo apostando na música.

Então, você acredita que os fãs agora prestam mais atenção na música do que no que é dito nas letras?

Yoshiki: Sabe, é isso que me impressiona. Um monte de jovens estão aprendendo japonês, cantam em japonês. Sei lá, é simplesmente incrível.

Segundo o seu blog, você não dorme muito. Como você relaxa e de onde tira tanta energia?

Yoshiki: Eu tenho problemas de insônia desde que tinha uns dez anos, por ai. Eu simplesmente não consigo dormir. Mas mesmo assim consigo ser hiperativo (risos).

Nas vezes que não consegue dormir durante a noite, você se sente mais criativo?

Yoshiki: A noite é sempre melhor. Sou bem noturno. (risos)

Então é tipo, dormir de dia e trabalhar de noite?

Yoshiki: Por ai. Meu horário é de 26, 27 horas o dia. Eu vou 'esticando' até minha equipe ficar muito cansada. Tenho dois turnos de trabalho, um de dia e um de noite. Tenho assistentes comigo 24 horas por dia, mesmo assim me estendo. Então acabo acordando num dia às 6 da manhã, no outro às 8, ás 9, no próximo às 10 ou 11. Às vezes começo o turno às 2 da manhã. Sim, é estranho. (risos)

Você conheceu muita gente importante no decorrer de sua carreira musical. Quem de tantos causou a melhor impressão em você?

Yoshiki:Não sei dizer. É tão difícil citar apenas uma pessoa. Basicamente todos que conheci. Devo dizer que as pessoas mais importantes foram provavelmente os meus fãs. Fiquei muito deprimido depois do hide, do fim do X-Japan. Não queria voltar a fazer música. Como artista eu não queria absolutamente nada. Mas eles continuaram me mandando cartas, me incentivando. Os fãs me fizeram voltar a essa cena.

Seus fãs também têm a melhor das impressões de você. Quando perguntamos a vários artistas "quem seria a sua influência musical?", muitos respondem "X-Japan". Como você se sente com isso?

Yoshiki: (sorriso largo) Tenho muita sorte! Sai com o MUCC a noite passada pra beber e um dos integrantes me disse isso também (risos). Sei lá, tenho muita sorte.

Tenho certeza que para eles também foi o máximo pois lemos uma entrevista do MUCC na qual o guitarrista Miya diz que uma das suas maiores influências musicais foi o X-Japan. Fiquei mesmo torcendo para que vocês se encontrassem em algum momento durante o evento. E vocês se encontraram.
Yoshiki: Sim, e ficamos todos bêbados a noite passada (risos)! Eles são muito legais também.

Você teve oportunidade de conhecer a Nana Kitade?

Yoshiki: Sim, ela me deu alguns de seus CD's. Ainda não deu pra ouvir, mas eu vou.

Muito legal que você os tenha encontrado porque quando entrevistamos a ambos, nenhum o havia conhecido pessoalmente ainda. Não haviam nem se visto entre si. É maravilhoso que todos tenham tido a oportunidade de se encontrar esse fim de semana no evento, mesmo estando tão ocupados.

Yoshiki: Pois é (risos).

Muito obrigado, Yoshiki, pela oportunidade dessa entrevista.

Yoshiki: Obrigado (reverência).

Muitos agradecimentos a Yaz Noya da Tofu Records/Sony Music por nos ter agendado essa entrevista!
ANúNCIO

Artistas relacionados

Otakon 2006

MUCC arrasa na Otakon 2006 © Danger Crue

Entrevista

MUCC arrasa na Otakon 2006

Entrevista exclusiva com o MUCC no segundo dia da Otakon 2006: 5 de Agosto de 2006, em Baltimore, Maryland.

Yoshiki, o convidado de honra da Otakon 2006 © YOSHIKI

Entrevista

Yoshiki, o convidado de honra da Otakon 2006

Entrevista exclusiva com Yoshiki no terceiro e último dia da Otakon 2006, 6 de agosto, em Baltimore, Maryland.

ANúNCIO