Cobertura

WagakkiBand no Nippon Budokan

22/07/2016 2016-07-22 00:01:00 JaME Autor: Moro Tradução: Jéssica "Nasa" L., Shin

WagakkiBand no Nippon Budokan

Um dia tradicional e moderno no Nippon Budokan com WagakkiBand.


© 2016 avex music creative. All rights reserved.
Imagine que você tem uma banda que vem de muito longe no passado e eles aprenderam sons modernos. Qual seria o resultado? WagakkiBand. Então imagine esta banda tocando com um incrível palco no estilo japonês. Dez mil fãs estavam no Nippon Budokan para ver este show incrível e lotado chamado Akatsuki no show Utage - mas você não pôde ir? Então é hora de ler esse report!

"Wagakki" significa "instrumentos de estilo japonês", e a fusão de Tsugaru-jamisen, wadaiko, koto, shakuhachi e vocal shigin com padrões modernos mais comuns, como guitarra, baixo, bateria e influências pós-modernas, cria uma sofisticada miscelânea musical que se estende por milhares de anos.

Apesar de o cover de grande sucesso da música de Vocaloid Senbonzakura conseguir mais de 33 milhões de visualizações no YouTube, o som da WagakkiBand é ainda mais poderoso ao vivo - e mais do que nunca no enorme palco do Budokan, com uma réplica em tamanho real de um templo de vários andeiros de madeira como pano de fundo. Exceto durante as novas músicas tocadas especialmente para este evento, o público cantou no ritmo e balançou seus bastões fluorescentes roxos desde primeira nota até o último momento.

A vocalista Yuko Suzuhana anunciou, entre as músicas, que os trajes da banda eram novos para celebrar a ocasião especial de tocar neste palco tão famoso. Yuko estava vestida em um imaculado quimono vermelho, preto e dourado, com grampos de cabelo ornamentados estilo kanzashi decorando seu cabelo. Os outros membros usavam roupas roxas e pretas, baseadas em estilos de toda a história japonesa, mas com ajustes de moda moderna, e suas peles foram pintadas com tatuagens e caligrafias em kanji.

Yuko soltou sua voz em um vocal estilo shigin, que tem mais de mil anos de história. Apesar de ser cantado a partir do intestino, esse estilo possui uma sensibilidade diferenciada, e Yuko usou este efeito para transmitir as interpretações teatrais da épica Tengaku, da graciosa Nadeshikozakura, e da favorita dos fãs, Hoshizukiyo. Mas essa banda também é composta de sete outros membros incrivelmente habilidosos e carismáticos, e todos eles tinham os seus próprios momentos, com muitos solos durante o longo show.

"Eu nunca pensei que iria me apresentar no Budokan tocando shakuhachi em uma banda de rock", ponderou Daisuke Kaminaga entre as músicas. "É maravilhoso!" Seu instrumento de madeira, como uma flauta, assumiu a liderança com solos em canções como Hanabi e Hangeki no yaiba, e duelou com a guitarra caótica de Machiya e o baixo coriáceo de Asa, dando um efeito climático à lenta e baixa Hagane. Os largos traços pintados por sua shakuhachi trouxeram confiança para as complexas canções da WagakkiBand.

O koto, cujas origens remontam à China do século VII, não é muito diferente de uma harpa horizontal, e cria uma onda de cordas e magia. Durante parte do show, o instrumento de Kiyoshi Ibukuro teve um papel de apoio, mas seu solo foi uma oportunidade de mostrar suas incríveis habilidades no instrumento, tocando um lindo e tranquilo trecho, com o uso pedais de efeitos em camada para oferecer um efeito fílmico ao som.

A interação entre o baterista Wasabi e Kurona, responsável por tocar o wadaiko, durante uma batalha de percussão após 90 minutos do início do show, foi um espetáculo a parte. O wadaiko, popularmente conhecido como taiko, pode ser definido por sua forma deliberada e batidas graves e profundas, enquanto uma bateria completa é mais selvagem e dinâmica; e a postura estilizada de Kurona, junto com os uivos do kakegoe, combinaram com o sorriso brincalhão e os músculos ondulantes de Wasabi, enquanto os dois construíam um crescendo de parar o coração.

Usando um vestido que deixava seu ombro de fora, estilizado como um quimono, e revelava uma tatuagem colorida, Beni Ninagawa realizou seu próprio solo estendido no meio do show com o seu Tsugaru-jamisen de três cordas, um tipo de shamisen estendido. Ela tocou de modo lento e constante, arrojado e sutil, construindo execuções rápidas, que mostraram seu total domínio deste instrumento de 200 anos de idade.

Naturalmente, a verdadeira alquimia aconteceu quando todos os oito músicos tocaram juntos. Para uma versão da dramática fuurin no utautai, batidas langorosas de wadaiko e tambor reuniram-se com uma guitarra lindamente subestimada, um koto agitado e uma melodia sensual de shakuhachi, fornecendo um plano de fundo para a voz expressiva e elegante, como uma dança de leque shibu, de Yuko. Inundações de gelo seco derramados sobre os degraus do falso tempo formaram uma espessa nuvem aos pés dos membros.

À medida que a banda deixou o palco depois de duas horas emocionantes, foi a vez do público cantar, entoando o refrão de Akatsuki no ito até que a banda voltou para um encore. "Ouvir 10.000 vozes cantando juntas assim... É como um sonho", comentou Yuko, humildemente.

O encore de três músicas teve como destaque Strong Fate, o novo single da WagakkiBand, parte da trilha sonora do arrepiante filme de terror "Zange: Sunde wa Ikenai Heya" ("The Inserasable", nos EUA). A canção ostentou riffs esmagadores de guitarra e baixo, um ritmo pesado e melodias de vibrato magistralmente controladas no kobushi.

Eles deixaram seu maior sucesso para o fim. Enquanto Beni e Daisuke realizavam a empolgante introdução de Tsugaru-jamisen e shakuhachi para Senbonzakura, uma chuva de fitas brilhantes caiu do céu e Yuko estendeu o microfone para que o público pudesse cantar junto.

Yuko declarou que sua única preocupação durante esta épica performance era não ser capaz de se comunicar com todos em um lugar tão grande, mas ao ver e ouvir a plateia, ela definitivamente conseguiu esquecer esse sentimento. Ela acrescentou que a WagakkiBand quer representar o Japão e tocar no maior número de países possível.

Certamente um novo e promissor ano apenas começou para a WagakkiBand. Caso tenha a oportunidade de vê-los ao vivo, como, por exemplo, no show em Irving Plaza, em Nova Iorque, em março, não hesite em ir!
ANúNCIO

Galeria

Artistas relacionados

ANúNCIO